Em vários grupos de meus jogos preferidos no Facebook, eu
vejo diversas opiniões divididas a respeito do DLC. Enquanto uns amam os DLC,
outros acreditam que o conteúdo adicional para download é a grande maldição da
industria dos jogos.
Eu particularmente, me encaixo no primeiro time: DLCs são
ótimas.
Agora, por que será que tem gente que detesta tanto estes
conteúdos adicionais? Além do problema do preço extra que você paga em um
produto que, supostamente, deveria estar no jogo, acho que o grande problema é:
como você encara o jogo.
Basicamente, quando se trata do assunto DLC, eu vejo os
jogadores em dois perfis: os que jogam pela história, historiadores, e os que jogam pela
competição, competidores. E em geral, quem joga pela história ama DLC.
Vamos pensar em dois jogos bem diferentes, mas que
personificam estes dois perfis: Star Wars Battlefront e Dragon Age Inquisition.
De um lado temos um jogo com uma história profunda, que demora
horas para desvendar e conhecer, personagens cativantes com os quais você acaba
desenvolvendo uma relação de amor e ódio e uma conclusão épica que na verdade,
só será desvendada em um próximo game que nem se sabe quando será lançado.
Do outro, um game rápido, frenético, com tiros, ligh sabers,
estratégias, personagens queridos da cultura pop e a possibilidade de horas de
diversão com amigos e desconhecidos através da internet. Mas, sem nenhum tipo
de background. Nenhum grande pano de fundo. Apenas entre no jogo e mate todo
mundo que se mexe do time adversário.
Nos dois casos, as empresas trabalharam para construir um
ambiente divertido e atrativo, para manter os jogadores horas entretidos. Por
que em um a sigla DLC causa emoção e no outro revolta? Por causa do tipo de conteúdo que será adicionado ao jogo.
O competidor
Em um game como Battlefront, em que o único objetivo é a
competição, as empresas precisam torná-lo sempre atrativo para os jogadores. É
preciso mantê-los jogando, ou eles irão reclamar que gastaram valores absurdos
(em especial aqui no Brasil) em um jogo que não aproveitaram.
Hoje mesmo, dia 18 de fevereiro, li no site
Tecmundo que os servidores de Battlefront na versão PC já estão esvaziando. O
jogo já não é mais tão interessante para estes jogadores. E se você não tem
jogadores nos servidores, o jogo morre e o próximo game parecido que for
lançado provavelmente não terá tantas
vendas. E é lógico que a empresa não quer isso.
Qual a melhor forma de manter o jogo vivo? Adicionar
conteúdo e nesse caso, conteúdo quer dizer, mais armas, mapas, veículos,
armaduras ou qualquer coisa assim. Não há história, não há outro recurso que
prenda o jogador, exceto a vontade de vencer.
Então por que a reclamação do lançamento de um DLC neste
caso? Porque nem todo mundo tem dinheiro para a todo momento gastar em um jogo
que já está pago. Você compra o Battlefront, para PC, por R$ 129. Se eles
lançarem um pacote de "armas Jedi" por mais R$ 60, já foram gastos quase R$ 200 em um jogo só. Um grande investimento.
Mas, se você não quer pagar tudo isso no game, tudo bem. O Pacote de "Armas Jedi" não
é obrigatório. Você não compra o pacote e continua jogando. Mas, e se seus
adversários compraram? Eles agora tem novas armas, novas estratégias, novas
formas de te vencer, e de vez em quando, estão jogando em um mapa ao qual você
não tem acesso.
É muito difícil gostar de jogar um game no qual só se perde
o tempo todo. Então, ou você compra o pacote ou joga assim mesmo e passa raiva.
Você amaldiçoa a indústria tirânica e capitalista dos jogos que não colocou
esse pacote para ser comprado com "moedas do jogo", que você adquire
com sua habilidade e esforço. Você pega raiva dos DLC, porque ele trouxe desequilíbrio
para suas partidas e agora você não é mais tão bom quanto antes. Sua habilidade
foi superada por um cara que apenas tem mais dinheiro que você (ou vive em um
país onde o preço dos jogos é mais justo).
(Sem falar no monte de coreanos que ficam jogando horas a
fio e são simplesmente imbatíveis em jogos online)
Então, se você joga apenas para competir, em jogos como
Battlefront, Battlefield, PES ou FIFA e outros que dependem apenas de atualizações
para deixar os jogadores mais fortes e competitivos, você provavelmente detesta os DLC.
O historiador
Agora, do outro lado, do lado que eu me encontro, estão os
DLC que acrescentam mais conteúdo aos jogos. Vamos pensar no Dragon Age
Inquisition: você tem uma história longa, envolvente (pelo menos eu acho),
que vem te acompanhando desde 2008, quando foi lançado Dragon Age Origens,
passando por Dragon Age 2 de 2011. Saberemos as consequências para o mundo de
Thedas das ações de Anders ao destruir o Chantry em Kirkwall. Por que a Cassandra estava atrás do Hawke? E o meu Warden, agora um rei ou herói, será que ele irá reaparecer?
Veremos os personagens queridos novamente, conheceremos
novos personagens, "Nossa, o Hawke do DA2 apareceu no trailer". E
logo na tela de inicio, quando você aperta "New game"...
BBOOOOOOMMMMM.... tudo explode na sua cara.
Você passa mais de 30 horas, vendo aqueles personagens
tomando, conhecendo eles, participando de suas alegrias e tristezas, decisões que poderão definir quem vai morrer ou viver , e daí...
acabou. Sobem os créditos, a tela escurece, a música vai diminuindo e...
"CARALHO... NÃO PODE!! NÃO ACABOU!! EU PRECISO SABER O QUE ACONTECEU
DEPOIS!!".
Já tiveram essa sensação? Em um jogo, em um filme ou série?
Quantas pessoas ficam malucas ao saber que está para estrear uma nova temporada
de Game of Thrones ou Walking Dead? Quantas pessoas não choraram ao saber que
"As Relíquias da Morte - Parte 2" era o último filme de Harry Potter?
Quanta gente não fica ansiosa ao ver que aquele livro sensacional que está
lendo está ficando cada vez mais fininho? Quanta gente não ficou vendo os
créditos do final de DAI para saber se tinha mais alguma coisa depois?
Agora, sinceramente, se você pudesse comprar mais umas
páginas para aquele livro? Mais uma hora daquele filme (versões estendidas
estão ai para isso) ou mais um capitulo daquela série, você não compraria?
Essa é a sensação de comprar um DLC de um jogo que tem uma
boa história. É ter mais umas páginas daquele livro maravilhoso. Mais uma
capítulo daquela série sensacional.
Elder Scrolls V: Skyrim foi um jogo que eu esperei ansiosamente
pelas DLC. Comprei todas no lançamento, inclusive Heartfire. Dragon Age
Inquisition também. E ainda irei comprar as de Dragon Age 2. Por que gosto de
uma boa história. Por que gosto daqueles personagens. Não me importo com
comprar DLC de roupinhas ou arminhas para estes jogos, por que o que importa é
a história.
E não, o jogo não está incompleto. A história deles tem
começo, meio e fim. Em DAI você está lutando para fechar a Brecha do céu. Ela
tem começo, meio e fim. 'DAI: Mandíbulas de Jawn' adiciona uma nova história
com aqueles mesmos personagens. 'DAI: A Descida' adiciona outra história. 'DAI:
Invasor' adiciona outra. São independentes, embora estejam relacionadas.
Não é como se eles pegassem no meio da história do Coripheus,
em DAI, e antes de você ir enfrentá-lo na batalha final, a tela escurecesse e "Esta luta
continua no DLC 'A Luta'". Isso sim seria vender um jogo incompleto.
Vender uma DLC que adiciona uma nova história, diferente,
mas com os mesmos personagens é como um
novo livro daquela franquia que você gosta. Não faz sentido dizer que está
incompleto, por que ele te contou uma história do começo ao fim.
Você vai até a casa do Geroge R.R. Martin, bate na porta e
diz "Ei, eu comprei o volume 1 e 'As Crônicas do Fogo e Gelo'. Agora você
lançou um novo livro, o que significa que aquele que eu comprei está
incompleto. Você tem que me dar todos os livros de graça".
Por isso, amiguinhos, gostar ou não de DLCs depende de como
e porque você joga. Eu adoro DLCs e compro sempre que possível e sempre que
vai adicionar algum conteúdo para a história.
DLC de arminha e roupinha, eu
dispenso (alias, uma das minhas chateações com Tomb Rider e Hitman: Absolution,
não ter um DLC que adicionasse conteúdo).
Mas, se você joga só para competir, seja
num FPS ou num jogo de esportes, então é provável que você estará refém desse sistema
"Pay-to-Win" para sempre.
Pense bem na hora de escolher seu próximo game.
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