quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Quantas horas realmente tem este jogo?

E ai galera. Aqui é o Doido, tirando a poeira do Blog Doido World!

Uma coisa que me irrita em um jogo novo é descobrir que me enganaram em relação à duração dele. Quer dizer, se me vendem um jogo que tem, digamos, 50 horas, mas quando acabo de jogar, a história termina em apenas 35 horas. Cadê aquelas outras 15 horas que me prometeram?

Sabe onde elas estão? Estão naquela enrolação que as produtoras fazem atualmente de colocar você para ficar procurando coisinhas inúteis, tipo páginas de livros, peças, pedras ou qualquer outra coisa que a imaginação dos caras puder inventar, apenas para fazer o jogo durar mais. Só que isso só aumenta as horas na frente da tela, não acrescenta nada para o jogo.

Exemplo disso, para mim, foi o DLC “A Descida” do Dragon Age Inquisition. Quer dizer, eu começo o jogo e pego um item, uma engrenagem, na hora me aparece a terrível mensagem de “colete todas as engrenagens 1/20”.

“Merda!”, penso eu. Continuo a jogar e vejo uma porta, que precisa da engrenagem pra abrir. Bom, existe alguma utilidade para o item, mas qual a utilidade das portas? Têm várias pra abrir ao longo das Deep Roads, os antigos túneis feitos por anões de Thedas.

Abri a porta, segue o jogo, pega mais engrenagens e ainda faltam muitas. Algumas estão bem no caminho, na sua frente, enquanto outras é preciso dar uma volta desgraçada para achar o item embaixo de uma pedra no fundo de uma caverna escondida. Nova sessão, novas engrenagens. Mais exploração desnecessária que não me acrescentou nenhuma informação útil sobre o lore do jogo ou mesmo sobre a missão. Apenas mais tempo gasto me desviando do caminho principal.

Recolho um número X de engrenagens e as portas acabaram. Nada de novo, só alguns itens que no meu nível atual não servem para mais nada. Ainda faltam muitas engrenagens pra completar a coleção e para encontrar eu tenho que ficar andando por uma série de túneis escuros, sem nem inimigos para matar e elas não abriram mais porta alguma. Sabe quando eu vou pegar todas estas engrenagens?? NUNCA!!!
Vocês poderiam ter usado esse tempo que gastaram pra fazer essa missão inútil e ter colocado mais história na DLC (“A Descida” tem uma história muito bacana, mas poderia ter sido bem melhor). Ao invés de fazer um jogo que dá realmente 50 horas de jogo, você vêm com essa enrolação de achar pecinhas, só para me fazer jogar mais tempo.

Novidades para vocês, desenvolvedoras! Vocês conseguiram o exato contrário! Faz com que eu jogue só a campanha e depois abandone esse jogo, por que eu não quero ficar correndo pra lá e pra cá só para pegar itens que não servem para nada!!

Mesma coisa, por exemplo, Assassin’s Creed, com seu monte de coleções (bandeiras, penas, fragmentos e etc), todas inúteis! “Ah, mas tem coisas úteis, que liberam memórias do Altair/Ezio/Connor/Edward... e etc..” Essas coisas eu pego. Mas só o suficiente. Depois disso, esqueço completamente e vou fazer outra coisa que me dá mais informação, mais lore ou até mesmo alguma arma mais interessante.

Então, quando vejo que ficar caçando itens é cerca de mais 15 horas de jogo que eu não vou aproveitar, por que além de ser desperdício de tempo me irrita profundamente. Acho que é uma droga para um bom jogo, que poderia acrescentar muito ao mundo onde o enredo e aqueles personagens estão, mas só te enrola para dizer “nosso jogo é longo”. Não é longo, é só uma perda de tempo. De vocês e nossa!

E vocês o que acham disso? Desperdício de tempo? Vão atrás de tudo que tem no caminho? Ignoram? Deixem nos comentários!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Ah, se você pega todos os funhânhos você ganha o troféu ‘Caçador de Funhânhos’!” Esse é outro assunto que falo em outra oportunidade, sobre troféus e as platinas. 

0 comentários:

Postar um comentário