sábado, 11 de janeiro de 2014

Doido Comenta: Frozen, Uma Aventura Congelante - Com spoilers

Lançado no ano passado pela Disney, Frozen, só estrou este mês no Brasil. Livremente baseado na obra de Hans Christian Andersen (o mesmo autor de A Pequena Sereia), A Rainha da Neve, é uma das melhores animações da Disney dos últimos tempos, só não é perfeita por ser em 3D.



Então, daqui para frente pode ter spoilers do filme, leia por sua conta e risco.

Como já dito acima, Frozen - Uma Aventura Congelante é baseada na obra e Hans Christian Andersen, A Rainha da Neve.

No reino de Arendelle, as princesas Anna (Kristen Bell)  e Elsa (Idina Menzel) se divertem com o poder criogênico de Elsa, criando bonecos de neve e patinando no castelo, até que um acidente deixa Anna muito ferida e com uma mecha branca no cabelo.

O Rei leva a pequena Anna até os trolls da floresta (pequenos e gordinhos trolls, não aqueles que você vê em Senhor dos Anéis e o Hobbit), que usam sua magica para remover o gelo na mente de Anna e as lembranças dos poderes de Elsa.

Para proteger suas filhas o Rei decide fechar as portas do castelo e isolar Elsa de Anna, até que a garota aprenda a controlar seus poderes, enquanto é preparada para assumir seu lugar no trono. Enquanto Elsa é isolada e pressionada por seus pais, Anna cresce sozinha e ansiosa por conhecer novas pessoas.

Durante uma viagem o Rei e a Rainha de Arendelle morrem, deixando as duas garotas sozinhas.  

Se passam os anos e Elsa finalmente atinge a maturidade e o reino finalmente abre as portas para celebrar sua coroação. Elsa está apavorada com a possibilidade de estragar tudo e Anna entusiasmada com a chance de ver gente nova e até, quem sabe, conhecer o amor.

Anna conhece o príncipe Hans (Santino Fontana) em um encontro aleatório. Eles cantam, dançam e falam sobre o amor. Então, eles simplesmente decidem se casar.

Juntos vão até a Rainha Elsa e pedem a benção dela para o casamento, mas Elsa, sensata, diz não. Então, Anna começa uma discussão sobre o por que Elsa sempre foi tão isolada e a afastou, sendo que quando crianças eram muito unidas. Elsa, assustada, descontrola seus poderes e em sua fuga ela congela todo o reino.



Anna então resolve ir atrás de Elsa para resolver o inverno eterno que paira sobre Arendelle.

No caminho ela conhece Kristoff (Jonathan Groff) um vendedor de gelo (agora quase falido, já que agora gelo é o que não falta) e seu amigo, o alce Sven (que parece uma versão 3D dos alces de Irmão Urso). Que ela convence o rapaz a ajuda-lá a procurar Elsa.

Além de Kristoff e Sven eles encontram o boneco de neve vivo, Olaf (Josh Gad), que quer descobrir o que é o calor.
Ele não sabe o que é e nem as consequências
, mas ele ama calor, abraços quentes e coisas quentes.

E esta é a aventura de Anna e Else por um reino congelado, com muita música, lições sobre responsabilidade e verdadeiro amor, seja ele por sua irmã ou por um príncipe ou um atrapalhado vendedor de gelo com um alce.

Frozen é uma animação da Disney padrão, princesas, amor e músicas. Coisa que não se via tão bem feita a muito tempo. Tangled é uma animação muito bonita. Detona Ralph é muito divertida. Mas Frozen consegue ser mais emocionante, divertida e cativante do que muito que a Disney tem feito atualmente.

Para melhorar Frozen, faltou apenas ter sido feito em animação tradicional. A cena em que Elsa finalmente se liberta de suas restrições e resolve testar os limites de seus poderes e constrói um castelo de gelo teria sido perfeita se fosse desenhada a mão. A cena é muito bonita, mas com a computação atual, dá a impressão que foi fácil fazer aquilo e que se fosse a mão, o trabalho dos animadores seria muito mais valorizado. Claro que fazer no computador não é fácil, mas é mais fácil que fazer a mão.



Anna parece ser uma irmã gêmea da Rapunzel. Ela é boba e imatura (e tem uma mecha de cabelo de cor diferente), ansiosa por conhecer o mundo e amor. Ela age feito boba, mas parte disso é por não saber o segredo de sua irmã. Ela é aquela personagem com quem o espectador aprende as regras do mundo e junto com ele amadurece, aprende e se torna uma pessoa melhor.

Falar sobre os trolls, Hans ou Kristoff seria muito spoiler. Basta saber que entre eles está o verdadeiro vilão da historia.

Já o alivio cômico da historia fica por conta de Olaf (no Brasil ele é dublado por Fabio Porchat, do grupo Porta dos Fundos), o boneco de neve que Elsa dá vida. Ele é inocente, alegre, está disposto a se sacrificar pelos outros (talvez por que ele saiba que não morre) e adora todo mundo e todos. Ele lembra muito o Espantalho de "O Magico de Oz".

Como um bom filme Disney está repleto de belas canções e é provável que elas vão rechear o Oscar 2014. Destaque mesmo é para Let It Go cantada por Idina Menzell (que pode ser ouvida no vídeo acima). A versão cantada por Demi Lovato, na minha opinião, não precisava nem ter sido gravada.

É provável que este filme vença o Oscar de melhor animação de 2013 e é outro filme Disney que irá entrar pro hall dos Clássicos Disney. Realmente só teria sido mais bonito se tivesse sido feito em animação tradicional 2D.

Por último e não menos importante, é obvio que a Disney irá encher as lojas de bonecas Elsas e Annas e Olafs (afinal é para isso que ele existe), então se você quer ter uma Elsa ou Anna na sua casa, compre as que forem lançadas mais próximas da estreia do filme, por que quanto mais longe da estreia mais estranhas, com tecidos e cabelos mais vagabundo elas vão ficando. 

0 comentários:

Postar um comentário