segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Doido Comenta - Thor O Mundo Sombrio - Com spoilers

A Marvel já iniciou a sua fase dois de seu universo cinematográfico (e a DC ainda agarrada no seu morcego). Homem de Ferro 3 (que eu não fiz um Doido Comenta por que não vale nem a pena) e agora Thor 2 (que já fez mais de 100 milhões em todo o mundo) estrou dia 1° de novembro e é muito legal.


Começou a segunda fase da Marvel e esse filme já fez uma ponte para o próximo longa da Casa das Idéias, Os Guardiões da Galáxia.

Se você não quer spoilers pare por aqui e vá ler outro post.

Thor Dark World começa com a luta entre o pai de Odin, Bor e o líder dos elfos negros Malekith (Christopher Eccleston), que quer jogar todo o universo na escuridão.
Para isso, ele usa um poder chamado de Éter, mas, ele é derrotado e foge com alguns soldados.

Bor decide que é melhor esconder o éter e dizer que todos os elfos negros foram destruidos.
Por que ele resolveu mentir eu não sei. 

Os anos se passam e voltamos ao ponto em que os Vingadores acabou, com Loki sendo levado a presença de Odin (é difícil dizer quem é o melhor nestas cenas o veterano Anthony Hopkins com seu currículo gigante de personagens poderosos ou Tom Hiddleston que reinventou Loki e o deixou ainda mais legal). Loki é condenado a a passar o resto da vida na prisão, graças a intervenção de Frigga (Rene Russo que também é uma atriz sensacional), que pediu que Loki não fosse executado.

Enquanto isso, Thor (Chris Hemsworth) luta para restaurar a paz nos nove reinos com a ajuda de Lady Sif (Jaimie Alexander) e os três guerreiros Fandral, Volstagg e Hogun (que está bem mais próximo do personagens das HQ's que no filme anterior).
Nesta cena, aparece um Kronan, uma raça de homens pedra que já apareceu nos quadrinhos do Thor e em Planeta Hulk.
Se você não conhece veja esta imagem.


Thor ainda está pensando muito sua namorada mortal, Jane Foster (Natalie Portman), que está na terra tendo um desastroso encontro. Até que Darcy (Kat Dennings, o alivio cômico do filme) chega e a avisa sobre umas leituras estranhas e misteriosas, muito similares as que aconteceram a alguns anos no Novo México. O Dr. Eric Salvig (Stellan Skarsgård) está bem louco e correndo pelado por aí analisando dados com alguns instrumentos e dizendo algumas coisas sem nexo (ou não). Uma consequência da possessão de Loki (coisa que não aconteceu com o Gavião Arqueiro).

Uma especie de distúrbio gravitacional faz as coisas sumirem e voltarem (às vezes não voltam). A convergência cósmica, um evento que alinhar´os nove reinos está para acontecer.

Esse basicamente é a historia de Thor 2.
Uma luta para impedir que o universo caia na escuridão novamente.

Particularmente, eu não estava com nenhuma expectativa para este filme, não ia assistir no cinema e muito menos em 3D. Mas, como fui convidado, então fui ver.
A expectativa era zero.

Porém o filme tem umas surpresas que eu nunca iria imaginar que iria acontecer.

(Se você leu até aqui você já está mais que avisado que o texto tem spoilers, então se continuar é problema seu)

Primeira surpresa:

A participação de Chris Evans, com seu uniforme de Capitão America ainda sacaneando o personagem ("quer discutir sobre a verdade? Justiça? Patriotismo?" que eu acho que ele deve ter dito "american way life", mas na dublagem não faria sentido aqui) e Thor também sendo transformado na Lady Sif.

Segunda surpresa:

Thor perde a mão.
Na hora que vi isso eu arregalei os olhos. Loki cortou a mão fora de Thor quando ele tentou chamar o Mjölnir. Eu nunca pensei que isso ia acontecer e já imaginava como Thor iria se virar sem uma mão e como ela seria recolocada ou substituída.
Também fiquei um pouco  com a sensação de "já vi isso" afinal outro super herói já ficou um bom tempo sem a mão, o Aquaman.

No final, tudo foi uma ilusão de Loki que estava tentando enganar os vilões.

Terceira surpresa:

Loki morre.
Essa foi mais light, por que eu já imaginava que era apenas uma ilusão dele. Afinal, a morte foi muito fácil e o príncipe das trapaças não iria morrer de uma maneira tão besta.
O cara sobreviveu a uma queda livre no cosmos infinito não ia morrer só sendo perfurado por uma espadinha.

Quarta surpresa:

Drakkars voadores.
Para quem não sabe, o dracar era o navio dos vikings. O meio de locomoção mais básico pelo mar daquela cultura.
Este é um dos pontos que me deixaram sem expectativas para este filme. quando vi no trailer as naves espaciais dos elfos negros fiquei meio desanimado. 
Por que naves espaciais tecnologicas que parecem ter saído de Star Wars/Star Trek? Por que não uma coisa mais rústica, que remeta mais a cultura nórdica ou celta? por que não navios voadores.

Então veio a cena de batalha aérea e surgiram os dracars. Eram as naves dos asgardianos.
foi legal ver que eles acertaram neste ponto de colocar a nave dos asgardianos como navios vikings. 

Ou seja, o filme que eu estava sem expectativa nenhuma se saiu muito melhor do que o anterior.
Este filme expandiu ainda mais o universo de Thor e ainda corrigiu algumas coisas que estavam meio fora de lugar no filme anterior.
Mas, se você gosta de tudo amarradinho em um roteiro vai ficar com uma dúvida:
Onde estavam os outros Vingadores e a S.H.I.E.L.D (que só foi mencionada) para ajudar a conter esta invasão alienígena?
Espero que os próximos filmes respondam isso, afinal é estranho pensar que só por que tudo aconteceu em Londres o resto dos super-heróis não se manifestou.

E no fim, temos mais uma surpresa, mas está deixa para vocês que vão assistir.

E lembre-se, não saia do lugar assim que começarem os créditos.
A cena do meio dos créditos é muito importante, mas a do fim dos créditos é dispensável.

É apenas Thor voltando a terra e beijando a Jane Foster. Só isso.


0 comentários:

Postar um comentário