segunda-feira, 3 de setembro de 2012

OCB Saga – Flores de Sangue - Divertido. Independente. Colaborativo. Nacional.


Falando sobre livros nacionais que fogem dos estereótipos “índios, escravos e senhoras”, a recomendação de hoje vai para OCB Saga.

Esta historia não se passa em nosso mundo, mas sim em um mundo muito similar ao nosso, exceto que existe um tipo de magia que convive com a tecnologia. Um mundo que recebe o nome dessa energia, chamada Velouria.




Em Velouria, a magia é comum como água, luz ou eletricidade (de fato, a eletricidade é gerada por uma usina gigantesca com um sol puramente mágico). As pessoas podem usá-la para suas atividades diárias, para o famoso esporte de velocidade Speed Cross, no qual os competidores correm manipulando os elementos naturais para adquirir velocidade e atravessar continentes.

O conceito da Velouria no mundo é similar a de um download. Quando alguém “cria” uma nova magia, ela fica disponível na “nuvem” de Velouria. Qualquer um que souber os gestos e palavras daquela magia pode “baixá-la” e usar. E como saber um link de um site de downloads, pesquisar o que se quer saber, baixar, instalar e usar.

Neste mundo, as pessoas nascem, ou podem ser “desbloqueadas”, com a capacidade de manipular esta energia e usá-la para manipular os elementos, as formas de vida, tempo e espaço. Algumas pessoas certamente usariam esta energia para o bem, avanço de tecnologia e em favor da humanidade, e obviamente, algumas pessoas não.

Gabriel Collins é uma destas pessoas que usam a Velouria para o bem, trabalha como policial na delegacia da Cidade de Hagard, usando sua espada, suas magias e a vontade de servir e proteger, embora o uso da magia seja fortemente criticado pelo seu superior, o delegado Shaker. Apesar disso, Gabriel se destaca dos demais na delegacia e é muito querido pelos seus colegas e sua irmã, também policial, Ash Collins.
Além de sua magia, Gabriel tem um poder único, o de sentir as vibrações das magias sendo executadas, mesmo a longas distancia.


Quando Gabriel e Ash iniciam a investigação sobre uma potente nova droga, o Egonil, eles são atacados por um misterioso manipulador de Velouria sombria, um humanóide com características felinas, chamado Klaus. Esta é a primeira de uma série de descobertas que mudam a vida de Gabriel.

Com a descoberta destes “bandidos manipuladores de Velouria”, Gabriel também conhece e se associa a Velvet, uma policia secreta especializada em crimes com Velouria sob o comando direto da poderosa ministra da magia e rainha Heloise. Seus novos parceiros Kei Kurozaki, a super inteligente e nanica agente de monitoramento de agentes da Velvet; e Sho, um forte, culto e tranqüilo agente de campo (na realidade, Sho é um apelido, já que seu nome é composto por 72 nomes iniciados em S, H e O e dizer seu nome completo se tornou uma aposta em toda a Velvet, que até o momento ninguém venceu) partem para descobrir quem está por trás do egonil.

Neste primeiro capitulo de sua jornada, eles irão se envolver com pessoas boas, poderosas (tanto em influência quanto em manipulação de Velouria), vilões e outros personagens igualmente cativantes, sendo eles mágicos ou não.
O livro dá muitos detalhes das pessoas, região, magia e da vida dos personagens como um bom livro de apresentação de um novo mundo deve fazer com seus novos visitantes. O livro tem influências da cultura pop atual e mistura elementos de filmes, HQ e mangás, games (como da série Final Fantasy) e principalmente música pop e rock.

Capa do livro

O Projeto OCB nasceu em 2004, nas mãos do ilustrador, escritor e cosplayer Jeffrey Haiduk, 35 anos, nascido em Londrina-PR.

O autor Jeffrey Haiduk
Originalmente a idéia era a de criar personagens originais para a confecção de “cosplays” (do inglês “costume play”, o ato de fazer a fantasia de um personagem e a interação com os outros praticantes do hobby) através do site Cosplay Brasil, onde participava como ilustrador, membro e administrador do fórum. A sigla OCB vem desta idéia de cosplays brasileiros e originais, “Original Cosplay Brasil”. Em 2006, com os personagens criados por ele e outros membros do fórum, Jeffrey transformou o OCB um uma “fic” publicado no fórum. Em 2008, iniciou a busca por fazer daquele mundo um livro, com o nome de OCB – “Omni Battle Champion”.

O que torna OCB diferente foi à colaboração de vários amigos do autor, cada um construindo um pouco do mundo através dos personagens criados. No inicio, foram criados 60 personagens do Projeto OCB, todos ilustrador pelo próprio autor. Em 2006, na segunda campanha de criação de personagens para o projeto, mais de 45 novos personagens foram criados. A última campanha de 2008, chamada de OCB Zero foram criados aproximadamente 50 novos personagens para o projeto.

A criação, história, características como vestimentas, aparência, costumes destes personagens era avaliada pelo autor e quando eram aprovados havia apenas com um compromisso com o autor para que aquele personagem se tornasse uma parte de seu mundo. Torná-lo real através da confecção do cosplay.
Com seus personagens, suas historias se entrelaçando, o crescimento do mundo de Veloruia, o livro hoje se tornou uma realidade. O primeiro livro, “Flores de Sangue”, foi publicado em 2011 de forma independente, vendido através do site oficial do OCB Saga e na livraria Comix Book Shop, além dos eventos de cultura japonesa, as populares Convenções de Anime, em que os fãs poderiam conversar com o autor, assistir palestras e tirar fotos junto com os cosplayers. 
Cosplayers Felipe Conrad, Paulo Eduardo e Rodrigo Barreto. Foto do site Cosplay Brasil
Neste momento já foram feitos mais de 100 cosplayers de OCB, entre novos e antigos membros do projeto. Número que tente a crescer com cada novo livro.
Cosplayers Gabriel Dias, Jeffrey Haiduk e Annah Segatta. Foto do site Cosplay Brasil

Para quem quiser conhecer mais do livro, vai no site oficial do projeto

Originalmente publicada em Soujornalista.com

0 comentários:

Postar um comentário