segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mais um round para os Siegel em Siegel X Warner


Após algumas últimas decisões favoráveis para a Warner no caso pelos direitos autorais do Superman, a justiça agora favorece a herdeira dos Siegel, Laura Siegel Larson, ou melhor, o advogado dela, Marc Toberoff.



Em Abril, através de uma ação judicial, a Warner conseguiu o direito de usar documentos roubados do escritório de Toberoff no caso. Agora, o advogado conseguiu anular esta decisão e estes documentos não tem mais valor, segundo o “Hollywood Reporter”.

Este caso ainda tem outro complicador, pois, segundo a Warner, Toberoff tem um acordo com a herdeira de Jerry Siegel em que se caso ele ganhar esta ação, parte dos direitos do homem de aço passam a ser dele também. Haverá, então, uma discussão pela legalidade de Toberoff estar advogando em causa própria quando diz estar advogando pelos Siegel.

O processo começou com a ação de Joanne Siegel, esposa de Jerry, e a filha Laura Siegel Larson em 1997. Com mudanças na lei de direitos autorais, elas poderiam reaver direitos sobre Superman que foram negados ao criador desde a década de 30. Segundo a Warner, as partes fizeram um acordo em 1999: as Siegel ganhariam milhões de dólares em divisão de lucros sobre o homem de aço.

Porém, em 2001 quando Toberoff passou a advogar pelas Siegel, elas desistiram do acordo e continuaram com a disputa, o que garantiu que elas recuperassem alguns aspectos do personagem.

Até o momento, os Siegel já conseguiram, por exemplo, o poder de pular a grandes distâncias, o uniforme (junto com a cueca vermelha), Louis Lane e Lex Luthor e a historia de origem.
O poder de voar, o Planeta Diário, Perry White e alguns vilões como Darkseid foram criados após a venda, portanto, pertence à Warner/DC Comics.

MINHA OPINIÃO E SOMENTE MINHA OPINIÃO é que esta reforma no universo DC, os Novos 52, são um resultado destas perdas e ganhos do processo “Siegel x Warner”.

Por exemplo, Louis Lane ficou com os Siegel, nos Novos 52 ela não é mais “a namorada do Superman”.
Os Siegel ficaram com os direitos sobre o uniforme e o simbolo do “S”, então, modificaram o uniforme nas duas novas revistas do Superman. Uma é um tipo de  armadura o outro é um jeans e uma camiseta.
As duas novas roupas do Superman

Mas, o Super-Pulo, que ficou com os Siegel, foi reincorporado neste recomeço do Super. Então, isso quebra um pouco a teoria.

O grande “porém” desta situação é: aquele Superman de 1938 praticamente não existe mais. O Batman, o Flash, a Mulher Maravilha já são praticamente outros personagens. Talvez a idéia seja fugir de ter que pagar direitos autorais a alguém. Em um futuro próximo eles podem até mudar de nome e se tornar outros personagens de uma vez.

Mas é só especulação mesmo, eu não posso provar nada disso.

As próximas audiências do processo ficaram para o final deste ano, porém o grande julgamento do caso Siegel x Warner será mesmo só em 2013, segundo o site Robot 6.

0 comentários:

Postar um comentário