quinta-feira, 5 de julho de 2012

Blizzard está banindo usuários de Linux do Diablo III


Os fóruns oficiais da Blizzard estão recebendo mais uma reclamação por parte dos jogadores.
Agora os usuários do sistema operacional Linux estão sendo banidos do jogo e tendo suas contas bloqueadas pelo uso de um software, o Wine.


O software permite que programas criados para o sistema Windows funcionem em plataformas Unix e isso permite o jogo rodar normalmente. Segundo os jogadores, isso não dá nenhuma vantagem extra a eles e alguns usam para jogar Star Craft 2 e World of Warcraft (também da Blizzard).

Agora após algum tempo de jogo, algumas contas estão sendo banidas sob a alegação de “uso de software irregular”.

Esta é uma das mensagens de suporte que o usuário Jarrex (autor de um dos tópicos) encaminhou para a Blizzard e a resposta.

by William on Friday June 22nd 2012, 8:48
Well I've had Diablo running on my FreeBSD machine now for a couple of weeks and have a level 53 Wizard.

(Bem, eu estou usando Diablo na minha máquina FreeBSD (sistema operacional livre do tipo Unix) a alguns meses e tenho um Mago level 53)

I just got notice while trying to log in last night that I was banned, and when I checked my email, I hadn't received anything from Blizzard.

(Ao tentar entrar no jogo na última noite, recebi um aviso que fui banido, e quando chequei meu e-mail vi que não tinha recebido nada da Blizzard)

After I opened a support ticket with them, a short while later, this is what I received in email:

(Depois que abri um ticket no suporte deles, um pouco mais tarde, este foi o e-mail que recebi:)

Account Action: Account Closure
Offense: Unapproved Third Party Software
A third party program is any file or program that is used in addition to the game to gain an unfair advantage. These programs may increase movement speed or teleport heroes from one place to another beyond what is allowed by game design. It also includes any programs that obtain information from the game that is not normally available to the regular player or that transmit or modify any of the game files.

(Ação na Conta: Encerramento de conta
Ofensa: Software de Terceiro não autorizado
Um programa de terceiro é qualquer arquivo ou programa que é utilizado como complemento ao jogo para ganhar uma vantagem injusta. Estes programas podem aumentar a velocidade de movimento ou teletransportar heróis de um lugar para outro além do que é permitido pelo design do jogo. Também inclui todos os programas que obtêm informações do jogo que não estão normalmente disponíveis para o jogador regular ou que transmitem ou modificam qualquer um dos arquivos do jogo.)

Após esta reclamação, outras surgiram de usuários também tendo seu acesso ao jogo bloqueado.

Fiz contato com o Suporte da Blizzard através do telefone, me passando por um user de Linux e interessado em comprar o jogo Diablo III para confirmar ou desmentir estes banimentos.
Anne do Suporte da Blizzard não confirmou os banimentos e nem o funcionamento do jogo com o uso do Wine, apenas informou que se caso seja necessário um suporte técnico ao jogo não seria possível prestá-lo já que não há suporte ao jogo.

Marcelo, também do suporte, informa que até onde sabe, o jogo roda no linux/ubuntu normalmente, mas as vezes pode dar algum problema. Informa o Suporte pode dar algum tipo de ajuda ou no caso de uma possível devolução do dinheiro, o melhor é a compra direto da Blizard. Informa também que os casos de banimento devem ser analisados um a um, e que a única forma de banimento é mesmo quando há algum comportamento ilegal no jogo.

A empresa nega que tenha banido os jogadores por uso do Wine. Eles disseram ao Ars Technica o seguinte:

" Jogar o jogo no Linux (embora não seja oficialmente suportado) e / ou usar o Wine não resultará em banimentos, mas trapacear sim. Nós testamos extensivamente vários cenários relacionados a esta situação, incluindo configurações de sistema de replicação para aqueles que postaram alegando que foram banidos injustamente, e não encontramos quaisquer situações onde os jogadores foram proibidos apenas por usar o Linux ou o Wine. "

E agora? Quem está falando a verdade? Claro que existe a possibilidade da Blizzard realmente não querer banir os usuários do Wine, apenas que reconheceu o programa como software ilegal. Estes testes só não foram tão extensivos assim e logo todo mundo volta a jogar.
Mas, por outro lado, se alguém que realmente estava trapaceando ganhar “anistia” por esse erro?
Pode ser que não retirem o ban de ninguém por essa possibilidade.

Jogar vídeo game está cada vez mais complicado.

0 comentários:

Postar um comentário